Varanda gourmet integrada

Integrar a varanda com a sala é uma tendência que vêm sendo muito utilizada em apartamentos. Através do envidraçamento é possível ampliar o ambiente.

Existem três tipos de envidraçamento:

 1. Sistema europeu. É o mais vendido atualmente. Permite a abertura total do vão e se adapta a todos os formatos de varanda. As folhas de vidro ficam alinhadas num único trilho por um pivô central. Com um giro de 90 graus, elas se recolhem por completo num dos cantos. A vedação contra água é pouco eficiente.

2. Sistema Stanley. De acordo com o tamanho do vão, acrescentam-se mais trilhos por onde as lâminas de vidro podem correr. Assim, a abertura fica quase completa: todas as folhas se escondem atrás de um painel fixo. A distribuição versátil controla o vento de forma especialmente eficaz.

3. Sistema versatik. Funciona como uma grande janela, com duas laterais fixas e as lâminas centrais móveis correndo por um único trilho. A desvantagem está na limitada abertura do vão, a menor entre os sistemas. Por outro lado, apresenta a mais alta capacidade de vedação da chuva.

A força do vento nos andares mais altos serve de parâmetro para todos os outros. Vidros com espessura de 8 ou 10 mm garantem a resistência necessária para isolar a sacada. As folhas de vidro podem ir do piso ao teto ou começar a partir do guarda-corpo. Cabe ao instalador avaliar a melhor opção, de acordo com a resistência da mureta original.

sistemas_varanda

 

 

 

 

Também temos que levar em conta as leis do próprio condomínio, ou seja, se todos os condôminos estão de acordo com o fechamento e integração da varanda. Mas como a tendência é forte, dificilmente existe oposição à estas mudanças. Quando eu falo em integração, falo em integração total sem vidro, nem nada.

De qualquer maneira, existem os contras da integração:

  1. Qualquer fumaça irá fatalmente ir para os outros ambientes.
  2. Durante o inverno, o ambiente poderá ficar realmente frio.
  3. A força da natureza pode ser implacável. Caso quebre algum vidro, sua sala estará exposta também.

Mas eu vou arriscar, se o condomínio permitir.  Quanto ao frio, vou tentar colocar uma lareira elétrica, quem sabe, né?

Foi difícil achar fotos de varanda totalmente integradas, mas consegui algumas:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *