O bairro Vila Anastácio

Desde que comecei o blog, recebi várias perguntas sobre o bairro Vila Anastácio, que é um subdistrito da Lapa.

O registro do bairro da Vila Anastácio surge no século XIV, a origem foi a fazenda de Anastácio de Freitas Trancoso. Em 1909, César Scuvero e Abílio Prancanello compraram uma parte da área e a revenderam para a Companhia de Materiais para Construções, de Daniel Mulquer. Parte da Fazenda Anastácio foi comprada pelo coronel Francisco Pinto de Rego Freitas, que a revendeu ao Brigadeiro Tobias em 1856. O brigadeiro morreu um ano depois, deixando as terras para sua esposa, a Marquesa de Santos (Domitilia de Castro e Canto Melo), ex-amante de Dom Pedro I. Dois anos depois, novas ruas foram entregues e a Vila dos Anastácios se integrou à Lapa.

Como conseqüência da Primeira Guerra Mundial, em 1925, chegaram muitos imigrantes fugindo da guerra: húngaros, russos e poloneses para cá vieram para viver na região e foram contratados pela Companhia Armour do Brasil, um grande frigorífico da cidade.

jornal_vilaanastacio
Matéria Junho/2000

O bairro deveria ser exclusivamente residencial, mas não foi isso o que aconteceu, já que muitas transportadoras e indústrias se instalaram em grandes terrenos disponíveis na região. No ano 2000, a União de Moradores da Vila Anastácio conseguiu vitórias importantes, impedindo a proliferação de transportadoras que se instalaram irregularmente em galpões.

Os moradores da Vila Anastácio acabaram convivendo com diversas empresas e, por muito tempo, não viram evoluções significativas no bairro. Padarias, botecos e restaurantes são antigos e despretensiosos, já que não há demanda e nem exigências de seus clientes. Não há grande infraestrutura, isso não se pode negar.

As coisas só começaram a mudar com o “boom” imobiliário, em meados de 2010. Grandes construtoras viram oportunidades excelentes naqueles grandes terrenos da Vila Anastácio, terrenos estes ocupados por empresas que já não conseguiam mais se sustentar na caríssima capital Paulista. O Condomínio Caminhos da Lapa ocupa hoje o terreno que foi da Sadia, por exemplo.

vilaanastaco_aslton_g
Vista aérea da Vila Anastácio. Detalhe a fábrica da Alston, que está no Brasil há mais de 50 anos e emprega mais de 4 mil pessoas
condominios_vilaanastacio
Condomínios Vila Anastácio, alguns já prontos e outros em construção

 

 

 

 

 

 

 

O bairro encontra-se hoje em franca expansão, devido ao grande número de condomínios de classe média-alta que estão sendo construídos a todo vapor. Com novos e exigentes moradores, a probabilidade de mudanças na infraestrutura da Vila Anastácio é muito alta. Afinal, quem não gostaria de ter um supermercado, farmácia e outros pontos comerciais em um bairro com tantos moradores? Foi assim na Vila Ipojuca e Vila Leopoldina.

Hoje, a Vila Anastácio é um bairro calmo, com moradores antigos e tem como grande referência o Quartel General do Exército – Comando da 2ª Região Militar.

A Vila Anastácio está há pouquíssimos minutos da Lapa, aonde é possível encontrar ótimos Hospitais, Escolas, Supermercados, Padarias e Farmácias.

Outra vantagem do bairro é o acesso, já que há a Estação de Trem Domingos de Moraes, além de diversas linhas de ônibus que passam principalmente pela Av. Raimundo Pereira de Magalhães. O rodoanel está finalizado e há acesso pela marginal Tietê e pela Lapa, este último através de um “túnel” pequeno, mas com projetos de mudanças ainda em discussão.

O bairro possui ruas largas, no entanto, com mais moradores, algo certamente terá de ser feito para que o trânsito tenha fluidez. Há ainda a polêmica inclusão da ponte da Avenida Raimundo Pereira de Magalhães, aonde moradores da Lapa defendem a implantação de uma alça de acesso à ponte, de forma a distribuir o fluxo dos veículos e diminuir o impacto sobre o bairro.

Bem, o jeito é esperar e ver no que dá, mas as prospecções de mudanças do bairro são boas e acredito que futuramente teremos um bairro mais belo ainda.

 

 

2 thoughts on “O bairro Vila Anastácio”

  1. Olá Ligia!

    Fui visitar os empreendimentos Caminhos da Lapa e gostei do Condomínio Jerivas.
    Moro atualmente na zona sul e conheço muito pouco a Vila anastácio. Estou fazendo várias visitas para conhecer melhor o bairro.
    Estou com uma dúvida, pensei em até perguntar para o pessoal do bairro. Gostaria de saber se tem alagamento em tempo de chuva e se tem cheiro forte do rio Tietê?

    Boa sorte na nova moradia!
    E adoro ler suas postagens.

    Obrigada

    Aline

    1. Olá Aline,
      Me desculpe a demora em responder, estou super atarefada com as obras (Eba!!!). Em relação aos alagamentos, não tivemos nada significativo durante os anos anteriores. Logicamente que quando há episódios de chuvas torrenciais, poderemos correr esse risco, mas infelizmente essa possibilidade existe em grande parte da cidade. Quanto ao cheiro do Rio Tiête, nunca percebi nada, realmente não sinto cheiro nenhum em nenhuma época do ano. No mais, o bairro ficará lindo e as projeções dos empreendimentos são ótimas. Acho que a Vila Anastácio uma boa opção atualmente, pois é um bairro residencial que ainda está se formando e promete bastante. Abraços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *